top of page

Geração Z e Millennials Aumentam os Gastos com Marcas Próprias

  • Foto do escritor: Comunicação
    Comunicação
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura
FBM

Os consumidores mais jovens, especialmente da Geração Z e dos Millennials, estão cada vez mais optando por marcas próprias em suas compras: uma tendência impulsionada por dificuldades financeiras e a busca por melhores custos-benefícios. Dados da Numerator indicam que, até 2026, a Geração Z deverá gastar 18,4% de seu total em bens de consumo embalados (CPG) com produtos de marca própria, superando os Baby Boomers, que gastarão 18,3%.


Os Millennials e a Geração X seguem com 17,5% e 17,2%, respectivamente.


Desde 2019, os gastos com marcas próprias aumentaram significativamente, refletindo como a inflação tem levado os consumidores a buscar alternativas. Entre os jovens, 46% da Geração Z e 50% dos Millennials consideram que as marcas próprias oferecem melhor custo-benefício em comparação com as marcas nacionais. Contudo, 27% da Geração Z e 24% dos Millennials acreditam que essas marcas oferecem pior custo-benefício.


Marcas próprias de alta qualidade têm se destacado entre os jovens.


Entre 2019 e 2025, os gastos da Geração Z com marcas próprias premium cresceram de 25% para 30%, representando o maior aumento entre todas as gerações.


Apesar do aumento na aceitação das marcas próprias, a Geração Z ainda é mais crítica. Preocupações com qualidade, confiança no varejista e design das embalagens influenciam suas decisões de compra. Embora ambos os grupos de jovens compartilhem preferências semelhantes, os Millennials tendem a ser mais fiéis às marcas. Quase 46% deles se consideram fiéis a marcas que gostam, em comparação com 43% da Geração Z. Além disso, 54% dos Millennials estão dispostos a pagar mais por uma marca conhecida, em comparação com 52% da Geração Z.


A pesquisa da Socially Powerful destaca que a fidelidade à marca varia entre os consumidores mais jovens, com 4,2% dos Millennials se considerando "fiéis à marca", em contraste com 3,2% da Geração Z. Essa diferença, embora modesta, pode ser significativa em grandes bases de clientes. A Geração Z demonstra maior sensibilidade ao preço, com 48% preferindo alternativas de marcas próprias mais baratas, contra 46% dos Millennials.


Diante desse cenário, profissionais de marketing devem adaptar suas estratégias de fidelização para atender às expectativas de cada grupo. A chave para o sucesso reside em entender as nuances do comportamento de compra e construir confiança onde ela é mais valorizada.

Comentários


bottom of page