
Prêmio Marketing Strategy Matcon 2026
A premiação foi criada pela FBM (Fundação Brasileira de Marketing), para reconhecer e valorizar as melhores estratégias de marketing implementadas por empresas dos segmentos de indústria, comércio, serviços e/ou equipamentos do setor de materiais de construção.
Como fazer a inscrição?
É muito simples! Basta enviar um e-mail para matcon@fbm.org.br com as seguintes informações:
Nome da empresa e CNPJ, nome, telefone e e-mail do responsável pelo envio do case.
As empresas poderão inscrever até um case gratuitamente, entre as
categorias da premiação
Inscrição
Prêmiação
São premiados os cases que se destacam pela qualidade, competência, visão estratégica, criatividade, inovação e profissionalismo. Para receber a premiação, o case precisa obter, pelo menos, 70% de aprovação do júri.
Contribuição de R$ 1.500,00 por case adicional.
Case Adicional
Marketing e Comercial, ESG, Marketing Digital, Logística, Lançamento de Produtos, Endomarketing e Educacional
Categorias
Como funciona?
Serão premiados os cases, considerados merecedores do título “Prêmio Marketing Strategy”, que se destacarem pela qualidade, competência, visão estratégica, criatividade, inovação, profissionalismo, com objetivos definidos, consistência dos projetos, resultados positivos, benefícios conquistados.

Na 3ª edição do Prêmio Marketing Strategy Matcon
A novidade é a ampliação dos segmentos: além das indústrias, o varejo, o atacado e as empresas de serviços que atuam no setor de material de construção podem inscrever seus cases nas categorias: Produto; Educação, Endomarketing, Comercial e Marketing; Marketing Digital e ESG!
Os vencedores serão anunciados em uma cerimônia especial que acontecerá em maio de 2026, na cidade de São Paulo, com ampla cobertura nos principais meios de comunicação, incluindo a Revista Anamaco, através de um Suplemento exclusivo sobreo Prêmio, garantindo visibilidade e autoridade para as empresas participantes.
Realização: FBM e Revista Anamaco
Apoio: ADVB e Diex Midia
Mais informações mande mensagem no Whatsapp: 11 – 96460-2800 ou matcon@fbm.org.br
Depoimentos
"A iniciativa mostra o profissionalismo da Revista Anamaco e cumpre o papel da FBM em compartilhar conhecimento e inovações em marketing, a expectativa é mostrar os lançamentos que as indústrias oferecem, hoje, ao setor de material de construção e aos varejistas."
Andrea Biar
Diretora de Marketing da FBM
"Superamos nossas expectativas! Fechamos o processo com 60 trabalhos enviados, 33 ganhadores e a participação de grandes marcas - A missão da FBM é promover o desenvolvimento do marketing e compartilhar o conhecimento."
Cláudio Conz
Presidente da FBM
“Estamos muito felizes com o reconhecimento. Essa conquista é resultado de uma construção conjunta e reflete o compromisso da Astra em inovar, gerar valor compartilhado e promover impacto positivo.”
Eduardo Muniz,
Diretor de Marketing da Astra
“O Prêmio Marketing Strategy, como muitos outros prêmios que a Fani tem sido algo muito importante, porque a nossa empresa é regional. Por isso, a partir do momento que participamos de uma premiação e ganhamos, isso nos alça a um patamar que a visibilidade nacional chega até nós. Nos deixa mais em evidência e mostra que não somos uma empresa que só fabrica metais. Somos uma empresa que fabrica metais e inova no setor. E essa questão de inovação é muito importante para o fortalecimento da marca. Por isso, estar participando do Prêmio também dá mais abrangência de marca, tanto nacionalmente quanto internacionalmente”
Thiago Cristofani,
Diretor Geral da Fani Metais.
“Foi um grande orgulho para a Lorenzetti ser uma das empresas reconhecidas no Prêmio Marketing Strategy Matcon 2024. A premiação se torna ainda mais especial por contemplar a campanha de 100 anos da empresa e de lançamento da linha de chuveiros elétricos Acqua Century, um momento verdadeiramente único para todos nós. A campanha materializou exatamente o que a Lorenzetti oferece há décadas aos nossos consumidores: uma relação próxima e presente em momentos especiais de milhões de famílias brasileiras”
Paulo Galina,
Gerente de Marketing da Lorenzetti.
“Nós estamos muito felizes em estar participando desse evento, sabendo da importância que é esse Prêmio hoje no Matcon. Nós ficamos muito honrados em poder participar e também ser uma das empresas premiadas nessa noite. Agradecemos todos que votaram e que escolheram a Pluzie como um dos destaques do Prêmio. Estamos amando fazer parte, especialmente quando se diz marketing e matcon, que tudo haver principalmente com vendas que é o nosso segmento”
Cristina Godoi
Sócia Proprietária e Diretora Comercial da Pluzie
"Para o Sr. Antônio Melo, presidente do Conselho da Normatel, a conquista do prêmio é fruto do trabalho de toda a equipe. 'Essa premiação é o resultado do esforço das pessoas que fazem a Normatel acontecer. Para mim, é uma enorme satisfação participar de uma festa como esta, principalmente para rever amigos – e amizade é algo que se leva para a vida toda', destacou.
Ele reforçou a importância do marketing na estratégia da empresa: 'O marketing sempre foi fundamental para nós. Não somos os maiores, mas queremos ser os melhores. E é por meio de um bom marketing que conseguimos difundir nosso trabalho e alcançar nossos objetivos.'”
Antônio Melo
Presidente do conselho da Normatel
"Para Fábia Guerra, gerente de marketing da Amanco, o diferencial da marca sempre esteve na comunicação: 'Desde o lançamento da Amanco, há quase 20 anos, nossas campanhas sempre se destacaram no mercado, diferenciando-se do que a concorrência apresenta. A campanha premiada, que celebra hoje, levava o universo da construção para o cotidiano das pessoas, mostrando que, mesmo nos momentos comuns, como estar em família ou saindo para o trabalho, o amor está presente. Esse novo olhar conecta o consumidor à marca e mostra onde ele pode encontrar os produtos da Amanco.'"
Fábia Guerra
Gerente de marketing da Amanco
"Fábio Ferrara, gerente de marketing da Cobrecom. O que atribui a conquista do prêmio? ao esforço de toda a equipe: 'O diferencial foi a dedicação de cada colaborador para uma causa maior: entregar ao mercado os melhores fios de cabo, com cada um entendendo seu papel nessa missão. Ele destacou também a inovação na comunicação: 'Desenvolvemos o podcast "Somos Eletricistas", voltado ao nosso público-alvo, mas oferecendo conteúdos além do técnico, como organização pessoal, marketing e finanças. A ideia foi pensar fora da caixa, sair do comum, e agregar valor ao dia a dia dos profissionais, oferecendo informação relevante sem que precisem buscar em outros canais. Essa estratégia fortalece a autoridade da empresa e ajuda os profissionais a serem mais reconhecidos no mercado.'"
Fábio Ferrara
Gerente de marketing da Cobrecom
"Diego Neves, gerente de marketing da Carmelo Fior, destaca a relevância do prêmio para a empresa: 'Esse reconhecimento reflete o trabalho que realizamos com nossos motoristas, profissionais essenciais para levar nossos produtos e também os sonhos das pessoas. Celebramos o Dia do Motorista com ações de valorização que, embora pequenas, têm grande impacto nos resultados e no engajamento da equipe.'
Ele reforça o diferencial da estratégia: 'O que fez a diferença foi ter um olhar atento para esses profissionais, reconhecendo sua importância no dia a dia. Pequenas ações em momentos estratégicos, como a Semana do Motorista, são capazes de gerar grande motivação e resultado para a empresa.
Diego Neves
Gerente de marketing da Carmelo Fior
"Lucas da Rocha, Head de Marketing da CENSI, destaca que o sucesso nos prêmios conquistados em várias categorias reflete o trabalho e a união da equipe: 'O que foi determinante foi a integração de todos os setores. Desde que nos tornamos uma empresa SA, há dois anos e meio, profissionalizamos cargos e unificamos a gestão. Os cases premiados em endomarketing, marketing digital e lançamento de produtos resultaram do esforço conjunto do desenvolvimento, comercial, marketing e RH, entre outros setores.'
Sobre a motivação para criar essas estratégias, Lucas explica: 'No caso de endomarketing, o objetivo foi fortalecer a cultura da empresa, a união do time e os quatro pilares que guiam nossos valores. No marketing digital, buscamos uma comunicação mais unificada e coerente, com novo manual de marca e estratégias para capturar novos leads. E no lançamento de produtos, que está no nosso DNA, buscamos sempre inovar, criando soluções inéditas e destacando-nos no mercado."
Lucas da Rocha
Head de Marketing da CENSI
"Carla Cunha, diretora de Marketing e Vendas da Viapol, destaca a motivação por trás da inscrição do case premiado: 'A Viapol passa por um momento de inovação, e o case de rebranding da marca foi fundamental nesse processo. Queríamos compartilhar com o mercado nosso reposicionamento, mostrando uma marca mais inovadora e voltada para o consumidor final: "Você sonha, a gente constrói juntos".'
Sobre a expectativa com o prêmio, Carla comenta: 'A premiação aumenta a visibilidade do nosso trabalho e reforça a importância do esforço de toda a equipe envolvida, que trabalhou por cerca de um ano e seis meses nesse projeto. Este reconhecimento consolida o projeto, que ainda está no início, e reforça nosso posicionamento e comunicação visual no mercado."
Carla Cunha
Diretora de Marketing e Vendas da Viapol.
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Edição 2025


A edição 2025 do Prêmio Marketing Strategy da FBM foi realizada em Julho, com a premiação das 47 empresas vencedoras.
As empresas inscreveram seus projetos em sete categorias: Marketing e Comercial, ESG, Marketing Digital, Logística, Lançamento de Produtos, Endomarketing e Educacional.


O Juri foi composto pelos 180 maiores clientes de Matcon com base no Ranking Nacional das Lojas de Material de Construção da Revista Anamaco. Profissionais renomados do mercado, que consideraram critérios como objetivos, abordagem metodológica, resultados, criatividade e relevância.
Foram premiados os cases que se destacaram pela qualidade, competência, visão estratégica, criatividade, inovação e profissionalismo. Foram avaliados, também, os objetivos definidos, consistência dos projetos, resultados positivos e os benefícios conquistados.
Para receber a premiação, o case precisou obter, pelo menos, 70% de aprovação do júri.
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