Mercosul, Marketing e Você, Tudo a Ver!
- Comunicação
- 29 de set.
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O acordo Mercosul - União Europeia vinha se arrastando, até que o pacote de super taxas de Donald Trump apressou tudo, e o acordo está pronto e será assinado pelo parlamento europeu, espera-se, ainda nesse último trimestre de 2025. E como havíamos comentado em outros artigos, as taxas não irão cessar, recentemente foram incluídos medicamentos, caminhões e móveis. Mais motivos para buscarmos novos mercados. E o Mercosul é um com caminho para diversos setores industriais do Brasil.
Observe que já estão em andamento mais três acordos: Mercosul - Canadá / Mercosul - Arábia Saudita / Mercosul - EFTA (Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça). Isso é reflexo de uma demanda mundial pelo livre comércio, algo que sempre foi dito, mas pouco aplicado. Como sempre encontramos algo de bom nas coisas ruins, se não fosse Trump atropelar o mundo, todos estariam na famosa zona de conforto. É assim que as coisas funcionam: o incômodo movimenta as pessoas, movimenta o consumidor, o produtor, o mercado em geral.
Bom, a questão agora é como as empresas podem se aproveitar desse cenário. Primeiro passo é se antecipar, estudar esses mercados e entender o potencial para seus produtos. São muitas as fontes, primárias (pesquisa de mercado, por exemplo) e secundárias (governos, câmaras de comércio, consulados, etc). O importante é entender, por exemplo, se os Árabes consomem o que você produz.
O segundo passo é analisar a viabilidade dos negócios, integrar a inteligência de mercado ao processo, estudar impostos, barreiras, entre outros aspectos que podem impedir o negócio de caminhar. O terceiro é se inteirar das regras do Mercosul em relação ao bloco Europeu, Canadense e Árabe, que tem suas peculiaridades.
Por último, não menos importante, olhar para o nosso continente, para o Mercosul em si. São muitas as oportunidades para colocar produtos na Argentina, por exemplo. É um país consumidor dos nossos produtos, que está pagando em dia, e com prazos adequados.
Então, como fazer isso tudo acontecer? Eu tenho conversado com muitos clientes sobre como se apropriar das muitas oportunidades que o mundo abre para os produtos brasileiros. E a dica é sempre organizar a empresa para esse olhar para o mundo. Esqueça a ideia de jogar na mão do comercial e esperar que o milagre aconteça. Não vai dar certo. Entenda que entrar em novos mercados, dentro do próprio país, ou no exterior, exige conhecimento aplicado e nada de suposições.
Coloque seu marketing, sua área de inteligência de mercado, seu comercial, a logística, o financeiro, o jurídico para trabalharem em conjunto. Duas áreas irão alimentar as demais: marketing e inteligência de mercado. Isso porque, se dessas áreas saírem conclusões de que os riscos são maiores do que as oportunidades, esqueça, não jogue para o comercial resolver. Marketing é apoio, é o facilitador do comercial, sem marketing não tem mercado, não tem consumidor, não tem marca, não tem vida na empresa.
Marketing precisa de informações do mercado, e quem dá o suporte é a Inteligência de Mercado. Então, se a sua empresa não tem essas áreas, com autonomia e ligadas diretamente à alta gestão, você vai ter muito trabalho para levar a empresa para esse outro patamar, abrir mercados, ser regional, ser internacional, ser competitiva. São muitos os mercados esperando seus produtos. Dê o primeiro passo, transforme desejos em ideias, e ideias em ações. Detesto frases feitas, mas aquela de sair da zona de conforto cabe muito bem nos dias de hoje.

Claudio Silveira | claudiosilveira.quorumbrasil
VP de Pesquisa de Mercado da Fundação Brasileira de Marketing
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