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Um Ano de IA: Seis Lições dos Profissionais do Setor

  • Foto do escritor: Comunicação
    Comunicação
  • 26 de set.
  • 2 min de leitura
FBM

Um ano após o início da revolução da IA, uma lição é clara: implementar essa tecnologia de maneira eficaz exige trabalho árduo. A transformação em empresas que adotam a IA promete uma produtividade incomparável, mas muitas estão enfrentando dificuldades para extrair valor de seus investimentos. Algumas até estão recontratando pessoal onde a IA falhou.


Esses desafios são uma evolução natural de novas tecnologias, e já vimos esse padrão antes. Para entender as lições iniciais, analisamos mais de 50 implementações de IA na McKinsey, além de várias outras no mercado. A seguir, apresentamos seis lições que podem ajudar os líderes a capturar valor com a IA.


1. Não se trata da IA, mas do fluxo de trabalho.

O valor dos negócios com a IA vem da mudança dos fluxos de trabalho. Muitas organizações se concentram demais na IA ou na ferramenta, resultando em implementações que não melhoram o fluxo geral. Esforços que reimaginam os fluxos de trabalho, envolvendo pessoas, processos e tecnologia, têm maior probabilidade de sucesso.


2. A IA nem sempre é a solução.

Embora a IA possa realizar muitas tarefas, ela não é a melhor escolha para tudo. É importante avaliar se a IA é a melhor opção para a tarefa em questão. Às vezes, abordagens mais simples, como automação baseada em regras ou análises preditivas, podem ser mais eficazes e confiáveis.


3. Invista na avaliação e construa confiança.

Um dos maiores obstáculos é a frustração dos usuários com sistemas que, embora impressionantes em demonstrações, entregam resultados insatisfatórios. Empresas devem investir no desenvolvimento da IA da mesma forma que fazem com os funcionários, proporcionando feedback contínuo e treinamento.


4. Facilite o rastreamento e a verificação.

À medida que o número de IAs aumenta, revisar seu trabalho se torna mais desafiador. Monitorar o desempenho em cada etapa do fluxo de trabalho permite identificar erros rapidamente e melhorar continuamente a performance.


5. O melhor caso de uso é o caso reutilizável.

Muitas empresas criam IAs únicas para tarefas específicas, resultando em redundâncias. Em vez disso, devem desenvolver IAs reutilizáveis que possam ser empregadas em diferentes fluxos de trabalho, economizando tempo e recursos.


6. Humanos permanecem essenciais, mas seus papéis mudarão.

Embora a IA possa realizar muitas tarefas, os humanos continuarão sendo uma parte vital do processo. No entanto, o número de pessoas necessárias para determinadas funções pode diminuir à medida que os fluxos de trabalho evoluem com a IA.


Essas lições sublinham a importância de um foco colaborativo entre humanos e IAs. A chave para o sucesso reside na capacidade de integrar esses elementos de maneira que maximize a eficiência e a confiança nas operações. Com um aprendizado contínuo, as empresas podem evitar erros passados e acelerar seu progresso na adoção da IA.

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