top of page

Marketing Cloud

  • Foto do escritor: Comunicação
    Comunicação
  • 26 de mai.
  • 3 min de leitura

fbm

Em um contexto onde os dados se tornam cada vez mais protagonistas das estratégias de marketing, processos digitalmente otimizados se tornam cada vez mais necessários para o sucesso do seu negócio. 


Talvez você já tenha ouvido falar do conceito de “computação na nuvem”, que permite que as empresas usem servidores comunitários para armazenar e gerir informações. O Marketing Cloud é nada mais do que esse conceito aplicado ao campo da comunicação, usando soluções de automação de marketing para atividades como: análise de dados, gestão de redes sociais, edição de documentos, disparo de mensagens, segmentação de audiência, criação de conteúdo e muito mais.


O CRM e o Marketing Cloud


A relação entre CRM (Customer Relationship Management) e Marketing Cloud é como a união entre inteligência e ação no marketing digital. Ambos são conceitos amplamente utilizados em conjunto pelas empresas de tecnologia para aprimorar a gestão do relacionamento com o cliente e suas estratégias de marketing. 


Plataformas como Salesforce, Adobe e Oracle oferecem soluções de Marketing Cloud que se integram ao CRM, permitindo que as empresas gerenciem e automatizem as interações com seus clientes em diversos canais, com base em dados e informações centralizadas.

Marketing Cloud na prática.


De forma geral, o Marketing Cloud funciona como uma ferramenta que ajuda as empresas a se comunicarem com os clientes de forma personalizada, no momento certo e pelo canal ideal. Mas, na prática, ele possui algumas características importantes para se ter em mente na hora de montar uma estratégia de comunicação:




1. Coleta e armazenamento de dados


O primeiro passo é reunir dados sobre os clientes, vindos de diferentes fontes, como CRM, e-commerce, redes sociais, aplicativos e outros sistemas. A integração com sistemas de CRM e outras ferramentas garante que todos os dados estejam centralizados para uso no Marketing Cloud.


2. Segmentação de audiência


Após coletar os dados, a plataforma ajuda a segmentar os clientes em grupos específicos com base em características como comportamento, preferências, histórico de compras e localização. Essa segmentação é fundamental para criar perfis de cliente detalhados e, assim, campanhas relevantes.


3. Criação de campanhas personalizadas


Nesta etapa, as equipes criam a estratégia para engajar os clientes nos canais certos. Isso inclui definir o objetivo da campanha, os canais a serem usados e o fluxo de interações na jornada do cliente.


4. Automação de marketing


A plataforma automatiza o envio das mensagens no momento certo, com base em gatilhos, como uma compra realizada, carrinho abandonado ou aniversário do cliente. Essa etapa garante que a comunicação aconteça de forma contínua, sem intervenção manual e fica registrado na nuvem.


5. Entrega Multicanal


Um ponto interessante do Marketing Cloud é que ele permite a integração de várias plataformas e canais de marketing — e-mail, redes sociais, SMS, anúncios online, etc. Dessa forma as interações entre consumidor e marca se tornam mais coesas, com mais envolvimento em um processo orientado por dados.


6.Análise e otimização


Pensando nas melhores práticas, após a campanha ser disparada, os resultados são analisados detalhadamente para identificar o que funcionou e o que pode ser melhorado.

Ferramentas como dashboards e relatórios ajudam a medir o ROI (Retorno sobre Investimento) e o impacto das ações. Assim, com base nessa análise, a estratégia é ajustada para as próximas campanhas.


Marketing Cloud é o futuro


Apesar de não ser uma novidade, diversas pesquisas indicam que ele está se consolidando como uma tendência significativa para o futuro do marketing digital. Relatórios como o “State of Marketing”, da Salesforce, destacam que profissionais de marketing em todo o mundo estão cada vez mais investindo em tecnologias de nuvem para aprimorar a personalização, automação e análise de dados em suas campanhas. 


Isso tudo porque os benefícios estão sendo cada vez mais destacados e reconhecidos pelas empresas. Confira aqui os 5 principais:



1. Melhora na experiência do cliente

Entregar mensagens no momento certo e no canal preferido pelo cliente cria uma experiência mais fluida e satisfatória que fortalece o relacionamento e aumenta a fidelização.

2. Melhora na produtividade

Ao automatizar processos como envios de e-mails, SMS e push, economiza tempo e reduz o trabalho manual, sobrando mais tempo para focar em estratégias inovadoras.

3. Melhora na segurança dos dados

O Marketing Cloud combina tecnologia avançada, boas práticas de segurança e conformidade com regulamentações para proteger os dados dos clientes e da empresa, garantindo campanhas seguras e confiáveis.

4. Aumento do Retorno sobre Investimento (ROI)

Com campanhas mais personalizadas e eficientes, o público certo é atingido com a mensagem ideal e no local preferido, assim há um aumento nas conversões e redução de custos desnecessários, gerando um ROI maior.

5. Melhora na abordagem multicanal

Ao integrar diferentes canais de comunicação, como e-mail, redes sociais, SMS, pushes e publicidade digital, o Marketing Cloud garante que as empresas alcancem os clientes onde eles estão, de forma consistente. Assim se cria uma marca omnichannel.

Comments


bottom of page