Como Liderar as Novas Gerações? Insights do Latam Retail Show
- Comunicação
- 3 de out.
- 2 min de leitura

As novas gerações estão mudando o panorama do mercado de trabalho. Com expectativas distintas em relação a propósito, flexibilidade e desenvolvimento, os jovens profissionais trazem desafios e oportunidades para as empresas. Durante o megapainel de encerramento da 10ª edição do Latam Retail Show, Marcos Gouvêa de Souza, fundador da Gouvêa Ecosystem, questionou dez líderes do varejo sobre como liderar essa nova força de trabalho.
Aqui um resumo da excelente matéria da jornalista Aiana Freitas feita para a revista Mercado&Consumo.
Um consenso entre os participantes foi a necessidade de reinventar continuamente o modelo de liderança. Traços como escuta ativa, curiosidade e autenticidade foram destacados como fundamentais para estabelecer conexões genuínas com os mais jovens. Os líderes enfatizaram que, em vez de aplicar métodos tradicionais, é vital aprender com as novas gerações e transformar propósito em prática, garantindo assim o engajamento e a retenção de talentos em um mercado competitivo.
Depoimentos de Líderes:
Belmiro Gomes, CEO do Assaí Atacadista, ressaltou: “É preciso não somente saber se comunicar com as novas gerações, mas principalmente orientar os líderes... Temos que nos reinventar constantemente para a nova realidade.”
Peter Furukawa, CEO das Lojas Quero-Quero, complementou: “Você tem que se enriquecer do conteúdo para continuar sendo um bom líder... O que faz a diferença é inspirar a pessoa.”
Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, afirmou: “Eu sou ‘fuçativa’, estou sempre aprendendo... Nós temos que dar nossa contribuição pra deixar um mundo melhor pra povo.”
Rafael Sales, CEO da Allos, destacou a importância da curiosidade e autoconsciência: “Você acaba contratando pessoas complementares e não fica obsoleto.”
Sergio Zimerman, CEO da Petz, trouxe uma perspectiva de liderança servidora: “O presidente não está no cargo para ser servido, está no cargo para servir.”
Paula Andrade, vice-presidente de Omnicanalidade da Natura, defendeu um foco em upskilling: “A inovação vem dos jovens... nosso papel é fazer emergir a inovação.”
Silvina Mirabella, General Manager Retail Brazil da EssilorLuxottica, enfatizou a importância da escuta ativa: “Tentar fazer com que esses jovens possam abraçar nossa missão e nosso propósito.”
Barbara Miranda, CEO da AmPm, falou sobre a relevância da autenticidade: “Você consegue ser verdadeiro com as pessoas que você lidera e deseja inspirar.”
Luciana Staciarini Batista, presidente da Coca-Cola Company para Brasil e Cone Sul, comentou sobre o aprendizado mútuo: “Estar próximo dessas pessoas é uma questão de aprendizado.”
Andre Farber, CEO da Riachuelo, finalizou com uma reflexão sobre a verdade na liderança: “Quando as pessoas sentem verdade, elas se conectam... demonstrar vulnerabilidade é fundamental.”
Esses líderes mostram que a chave para liderar as novas gerações está em adaptar-se e aprender com elas, criando ambientes que favoreçam a inovação e a conexão genuína.
Comentários