Acredito que, para um primeiro artigo, devemos ser didáticos, mas podemos ir um pouco mais além.
Afinal, o que é licenciamento?
De acordo com a ABRAL (Associação Brasileira de Licenciamento), “Licensing ou licenciamento é o direito contratual de utilização de determinada marca, imagem ou propriedade intelectual e artística
registrada, que pertença ou seja controlada por terceiros, em um produto, um serviço ou uma peça
de comunicação promocional ou publicitária.” Mas será que é “só” isso mesmo?
Quando falamos do universo do licenciamento (que a meu ver é uma poderosa ferramenta mercadológica que deve ser explorada nas universidades como disciplina acadêmica), temos que tratar da forma mais ampla possível, pois trazer uma marca, personagem, banda etc. para um produto e/ou serviço não é tão simples quanto parece.
Como exemplo neste primeiro artigo, podemos abordar algo cíclico do mercado de licenciamento, que pode acontecer com uma marca ou um movimento e que vivemos num passado não tão distante: o fenômeno dos heróis. Para isso, devemos voltar um pouco no tempo, para o ano de 2008, um momento que podemos considerar como o início desse ciclo com a chegada do Iron-Man (Homem de Ferro) da Marvel nos cinemas.
Na época, foi um grande sucesso de bilheteria e a procura por produtos de super-heróis chegou com força no mercado, aumentando a procura e venda dessa categoria de marca não apenas para os heróis da Marvel (Iron-Man, Spider-Man, Hulk, The Avengers...), como também os da DC Comics – hoje, só DC – (Batman, Superman, Wonder Woman...).
Os menos conhecedores do gênero não sabiam muito bem qual herói era de qual família, se era dos “Vingadores” ou da “Liga da Justiça”, quem era o vilão de quem e qual herói era mais forte numa batalha entre eles. Apenas nasceu um desejo de ter e/ou usar um produto do super-herói que ama.
Quem nunca saiu para passear ou trabalhar com a camisa de herói que atire a primeira pedra. Eu
usei incontáveis vezes!
A Marvel, que em 2009 seria comprada pela Disney, ampliou seu portfólio de filmes dando um pouco mais de norte sobre quais heróis fariam parte do MCU (Universo cinematográfico da Marvel) tanto para
seus clientes, que no licenciamento chamamos de licenciados, quanto para o grande público.
Com o passar do tempo, mudanças globais, guerras e polarização política entre outros fatores contribuíram para que as pessoas “cansassem” do que é considerado certo/errado, herói/vilão...
Com isso, o fenômeno dos heróis começou a dar lugar a uma nova demanda: a procura por marcas mais friendly, de games e lifestyle, por exemplo, como Sonic, Harry Potter, B.Duck e Tokidoki entre outras.
Produtos licenciados Sonic
Produtos licenciados Harry Potter
Produtos Licenciados B.Duck
Produtos licenciados Tokidoki
Acredito que todas as marcas possuem seu espaço no mercado, desde que saibam exatamente como e onde se posicionar.
Fique ligado que ao longo dos próximos artigos falaremos mais sobre o mercado, tendências, novidades, experiências vividas... Vamos juntos?
Meu nome é Rodrigo Dagnolo, Vice-presidente de Licenciamento da FBM, fundador da agência byFrog Lab, meio geek, gamer da década de 90, apaixonado por entretenimento e um ex-corporate guy.
Instagram: @byfrog
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