top of page

Geração Z: A Busca por Imediatismo e Inovação Tecnológica

  • Foto do escritor: Comunicação
    Comunicação
  • 12 de nov. de 2025
  • 2 min de leitura
FBM

Nos últimos anos, os Cursos Superiores de Tecnologia (CSTs) têm se destacado no Brasil, crescendo em matrículas e oferta de cursos. Essa tendência se intensificou com o ensino a distância e a participação da Geração Z.


As instituições atraem estudantes jovens com programas de aprendizado prático, duração reduzida (cerca de dois anos) e custos acessíveis, permitindo uma rápida inserção no mercado de trabalho. Essa mudança está ligada à "desmistificação" dos CSTs, que antes eram vistos como menos válidos que bacharelados mais longos.


Um estudo da Deloitte revelou que muitos jovens desconfiam do retorno do investimento em educação superior tradicional e buscam opções mais práticas, como micro certificações, que oferecem formação focada e rápida. Especialistas ressaltam que os cursos de tecnologia respondem à emergência do mercado por novas profissões, sendo vistos como oportunidades de segunda graduação.


De acordo com o Ministério da Educação, entre 2016 e 2024, foram acrescentados 25 novos cursos de tecnólogo, incluindo áreas como biotecnologia e internet das coisas. O reconhecimento desses programas como graduações legítimas tem aumentado.


Em 2024, os cursos de tecnólogo representaram 29% dos novos estudantes do ensino superior brasileiro, totalizando 1,4 milhão de matrículas. A maioria dos alunos está em instituições privadas, representando 91% do total.


A busca por cursos de tecnólogo aumentou de 1 milhão de alunos em 2014 para 2 milhões em 2024. Um exemplo é uma estudante que concluiu o curso de Tecnólogo em Jogos Digitais, destacando a duração rápida como fator determinante. Outra aluna optou por um tecnólogo em Recursos Humanos devido ao custo acessível e à relevância prática do curso.


Esse crescimento e a transformação na percepção dos CSTs refletem uma mudança significativa no panorama educacional brasileiro, onde as demandas do mercado e o desejo por formação prática são cada vez mais evidentes.

Comentários


bottom of page