Como a Corona Cero combinou IA e percepções humanas para encontrar o ouro olímpico
- Comunicação

- 25 de nov.
- 2 min de leitura

A Corona Cero, marca de cerveja sem álcool da Anheuser-Busch InBev, fez história como a primeira cerveja patrocinadora dos Jogos Olímpicos em nível global. Com apenas três semanas para criar uma campanha inovadora, a empresa utilizou uma combinação de inteligência artificial (IA) e insights humanos para desenvolver a campanha "Para Cada Momento de Ouro".
Camila Marcondes, da consultoria Brand Genetics, destacou a necessidade de se afastar de clichês tradicionais dos anúncios olímpicos. A consultoria trabalhou em parceria com a agência Grey e a AB InBev para criar uma estratégia que funcionasse tanto nos EUA quanto no Brasil.
A campanha se concentrou em um anúncio de 30 segundos que traçava paralelos entre momentos cotidianos na praia e as celebrações olímpicas, resultando em um aumento de 440% nas vendas da Corona Cero. Além disso, a campanha ajudou a fortalecer a conexão da marca com o público.
Utilizando análise de linguagem e teoria psicológica, a equipe identificou três motivações principais dos consumidores: autoestima, conquista coletiva e pertencimento. A IA ajudou a encontrar a melhor abordagem criativa, que foi validada por grupos focais, confirmando sua autenticidade.
O sucesso da campanha levou a AB InBev a aprimorar a abordagem para os Jogos Olímpicos de Inverno, mantendo os mesmos insights, mas adaptando a mensagem. A nova campanha contará com atletas como Irene Schouten e Mark McMorris e será expandida para mais de 25 mercados.
A combinação de IA e insights humanos na campanha "Para Cada Momento de Ouro" mostra como a inovação pode ajudar marcas a se destacarem. A Corona Cero não apenas aproveitou a oportunidade dos Jogos Olímpicos, mas também redefiniu o que significa ser uma marca de cerveja sem álcool, criando momentos memoráveis que ressoam com os consumidores. Assista aqui: https://youtu.be/DyREX8ZQswk?si=yG3I-nvHDS9SoNv4
.png)



Comentários